segunda-feira, 31 de maio de 2010

31 de Maio - Dia Mundial de Combate ao Tabagismo


Aproveite a comemoração do dia 31 de maio, dia mundial de combate ao fumo, para refletir sobre os fatores que o motivam a parar de fumar. Deixe de postergar a data para livrar-se do cigarro e faça deste momento o seu marco comemorativo sem ele.
É comum o fumante ficar dividido entre os fatores que o motivam a permanecer fumando e aqueles que o incentivam a deixar o cigarro. Também frequente é acreditar que serão necessários muitos anos para recuperar-se dos danos causado pelo cigarro. O que muitos fumantes não sabem é que parar de fumar traz benefícios em qualquer idade ou condição física.
Conheça alguns benefícios a curto e longo prazo depois do último cigarro
1. Duas horas após o último cigarro a frequência cardíaca e a pressão arterial retornam ao valor de base;
2. Após 2 horas sem fumar não há mais nicotina circulante no sangue;
3. Após 72 horas sem fumar há renovação das papilas gustativas queimadas pelo cigarro e já é possível sentir melhor o sabor dos alimentos;
4. Em poucos dias sem fumar já é notável a melhora do olfato, percebe-se melhor o cheiro das coisas ao redor e o ex-tabagista agora está mais perfumado também!
5. Entre 10 e 20 dias após o último cigarro é perceptível a melhora do aspecto dos cabelos e da coloração da face;
6. Após 2 a 3 semanas sem fumar é possível perceber a melhora do fôlego e da capacidade de praticar exercícios;
7. Após 3 a 4 semanas sem fumar há melhora da tosse, do pigarro e de outros sintomas respiratórios;
8. Poucas semanas sem fumar é suficiente para notar melhora na circulação nas pernas e pés;
9. Um mês sem fumar é o tempo suficiente para hipertensos notarem melhor controle da pressão arterial e menor necessidade de uso de medicação;
10. Após um ano sem fumar o risco de enfarte do coração cai pela metade.
Perceba que todos os benefícios listados acima ocorreram no prazo de 12 meses apenas, período que é contabilizado hoje em dia sem muito sacrifício. Imagine agora os demais benefícios que você adicionará após este período.
Portanto, não deixe o próximo dia 31 de maio passar em vão. Prepare-se para abandonar o cigarro já e usufrua dos benefícios imediatos que começarão a aparecer.

Fonte:
Camille Rodrigues da Silva – Médica pneumologista, sócia da Avir Saúde Educação e Tratamento do Tabagismo (www.avirsaude.com.br), colunista do Jornal do PrevFumo (Grupo de Educação e Cessação do Tabagismo da UNIFESP) e autora do livro “Apague o Cigarro de Sua Vida”.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Atividades Complementares

VEJA O QUE ENCONTREI SOBRE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OU ACADÊMICAS!!! MUITO INTERESSANTE!!!

 Ter participado de atividades acadêmicas faz diferença na hora da seleção?
Durante as seleções para os programas de estágio e/ou trainee, os candidatos se preocupam se a experiência profissional será avaliada. Nos processos que algumas empresas gerenciam, a experiência profissional não é considerada como pré-requisito.
Pode surgir, então, outro questionamento: e ter participado de Empresa Júnior, Atlética, Iniciação Científica, Centro Acadêmico, Monitoria faz diferença na hora da seleção? A resposta é: com certeza!
Na verdade, qualquer tipo de experiência, seja ela profissional, acadêmica ou pessoal faz diferença no momento de ser avaliado em um processo seletivo, pois é através destas experiências que podemos desenvolver habilidades importantes que são exigidas pelo mercado de trabalho ou mesmo nos conhecer frente a determinadas situações.
Como reagimos a situações de pressão por cumprimento de prazos? Ou frente a frustrações quando algo não sai exatamente do jeito que havíamos planejado?


Estes aprendizados podem ajudar durante as etapas de dinâmica de grupo quando situações semelhantes são propostas como atividade, pois, provavelmente, agiremos de acordo com nossa experiência passada/adquirida. Além disso, em entrevistas quando o candidato é questionado sobre sua história, ele poderá relatar estas experiências para exemplificar o que aprendeu ou descrever como ele age.

Outra dúvida que sempre surge é aquela em que seu colega de classe apresenta os mesmos pré-requisitos que você, sendo que ele foi aprovado após a etapa presencial e você não.Como isso pode acontecer se tenho os mesmos conhecimentos técnicos que ele?
Você pode ter freqüentado um ótimo curso de graduação, ter sido um aluno excelente, porém no que mais você se envolveu durante os quatro ou cinco anos da faculdade? Qual é seu diferencial com relação a este outro candidato que freqüentou a mesma faculdade e curso, e também teve um desempenho superior a média dos demais alunos? Qualquer atividade extra-curricular lhe rende novos conhecimentos, uma nova forma de olhar, de questionar, além de demonstrar uma busca por uma diferenciação dos demais.

 Se envolvendo nestes tipos de atividades você poderá estar exposto a algumas situações que propiciará colocar em prática algumas habilidades, como, por exemplo, a de negociação durante uma reunião do Centro Acadêmico, visão de mercado durante as atividades da Empresa Júnior, habilidade de análise durante o desenvolvimento de um projeto de Iniciação Científica ou capacidade de organização e planejamento para eventos da Atlética.
Tudo o que vivenciamos torna-se significativo se buscamos aprendizado e crescimento com estas experiências, e é este o amadurecimento que faz a diferença em nossa vida profissional e pessoal.

Biomedicina na Mídia

Hoje tivemos a grata satisfação de termos nosso trabalho de extensão, realizado pelo professor Fábio Ferreira a três anos, divulgado na imprensa cachoeirense (foto abaixo). Ontem, os professores Luís Fernando e Fábio, junto com alunos que participam do projeto, estiveram na rádio Fandango (AM 1260) divulgando os resultados preliminares do trabalho. Fica o agradecimento a todos os alunos que já participaram ao longo deste período e aos que estão participando desta importante atividade (obs: se alguém tiver mais fotos do projeto eu estou aceitando!).


terça-feira, 25 de maio de 2010

Ciência e Pesquisa

 Desenvolvida nova vacina para combater o câncer.

O tratamento reduz o suprimento de sangue aos tumores e interfere com o seu crescimento.


Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, desenvolveram uma nova vacina de DNA que pode ser eficaz contra alguns tipos de câncer, incluindo câncer de mama, uma vez que restringe o fornecimento de sangue aos tumores e interfere com o seu crescimento.
Se um tumor de câncer tornar-se maior do que alguns milímetros, deve ser capaz de estimular a formação de novos vasos sanguíneos, a fim de garantir o suprimento de oxigênio e nutrientes. Drogas que impedem o crescimento de vasos sanguíneos são, portanto, uma alternativa potencial para o tratamento de tumores. 
Uma proteína conhecida como "Delta-like ligand 4 (Dll4) foi recentemente identificada como um componente importante na regulação da formação de novos vasos sanguíneos.Quando um novo vaso sangüíneo começa a crescer a partir de um já existente, a Dll4 é expressa nas células da extremidade do novo vaso. Se a expressão de Dll4 está bloqueada em um tumor, há um grande aumento na formação de novos vasos, mas não funcionais, e isso leva o tumor a crescer mais lentamente.

 
Um grupo de pesquisadores do Instituto Karolinska tem desenvolvido uma vacina de DNA contra o Dll4. Eles têm mostrado que a vacinação contra Dll4 provoca uma resposta imunológica de anticorpos para Dll4, e isso dificulta o crescimento do câncer de mama em camundongos. Os tumores de camundongos vacinados apresentaram uma rede de vasos sanguíneos não-funcionais. Constatou-se também, que a vacinação não causa quaisquer efeitos indesejáveis e não afetar a capacidade do animal para a cicatrização de feridas.
 
 
"Temos trabalhado com os tumores de câncer de mama, uma vez que expressam altos níveis de Dll4, enquanto que o tecido mamário normal não. Esperamos que seja possível a utilização desta vacina para prevenir a recorrência do câncer de mama após tratamento cirúrgico", afirma Kristian Pietras, que liderou o estudo.
O uso de vacinas de DNA é um novo método contra o câncer e doenças infecciosas. O processo envolve a injeção de um fragmento de DNA que contém o gene para a proteína contra a qual é pretendida para vacinar. As células do organismo absorvem temporariamente o DNA, e começam a produzir anticorpos inibitórios da proteína Dll4, impedindo o desenvolvimento de novos vasos e a expansão do tumor.

Artigo publicado na revista Nature

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Vídeo Biomedicina

Vivendo a História

Com a célula sintética, cientistas dos EUA dão passo para criar vida artificial

Há décadas cientistas manipulam genes de animais e plantas, mas é a primeira vez que alguém altera o genoma completo


 Geneticistas americanos anunciaram hoje que, pela primeira vez, produziram uma célula controlada por um genoma sintético, um passo que aproxima a ciência da criação de vida artificial.
— Esta é a primeira espécie autoduplicável no planeta cujo pai é um computador — disse, em entrevista coletiva, Craig Venter, um dos geneticistas mais famosos do mundo.

Há décadas cientistas manipulam genes de animais e plantas, mas é a primeira vez que alguém altera o genoma completo. Os autores da façanha, que publicaram a pesquisa na edição de hoje da revista "Science", replicaram no laboratório o genoma da bactéria Mycoplasma mycoides, ao qual adicionaram uma sequência de DNA com um endereço de internet, para revelar os mistérios de seu experimento.

Em seguida, inseriram o genoma na bactéria Mycoplasma capricolum, da qual tinham retirado anteriormente grande parte de sua informação genética. O novo genoma passou a controlar a célula, que começou a produzir as proteínas que o DNA transplantado pedia.
— Esta é a primeira célula sintética feita e a chamamos de sintética porque é totalmente derivada de um cromossomo sintético — disse Venter.    

Na verdade, apenas o genoma é sintético, enquanto o restante da célula é natural. O objetivo final dos investigadores é instalar em uma bactéria um genoma criado em laboratório que ordene a realização de trabalhos úteis para o ser humano.

A Synthetic Genomics, companhia fundada por Venter, já conta com um contrato no valor de US$ 600 milhões com a petrolífera Exxon Mobil para produzir algas que absorvam dióxido de carbono e gerem biocombustíveis.

A façanha abre a possibilidade de eventualmente criar uma espécie artificial, com toda a carga ética que isso implica.
— Este é um passo importante, tanto cientificamente quanto filosoficamente. Certamente mudou minhas opiniões sobre a definição da vida e como funciona a vida — afirmou Venter, que ficou famoso em 2000 por ser um dos primeiros cientistas a sequenciar o genoma humano. Sua equipe tem o objetivo agora de sintetizar "a célula mínima que contenha apenas os genes necessários para sustentar a vida em sua forma mais simples".
 (texto publicado no Jornal Zero Hora de 21 de maio de 2010).
Para ler o artigo na íntegra clique aqui.
 Ou Acesso o site da revista Science (http://www.sciencemag.org/)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Símbolo da Biomedicina ULBRA Cachoeira do Sul

 
Eis então o Símbolo/Logomarca/Emblema da Biomedicina de Cachoeira do Sul. Depois de uma disputa acirrada ficou definido, por voto da maioria, que o emblema elaborado pelo egresso da casa, Dr. Otaviano Rodrigues dos Santos Júnior, foi o vencedor. Obrigado a todos que participaram e fizeram dessa iniciativa um sucesso do curso (seja criando desenho, votando ou comentando). Apartir de agora este símbolo fará parte do dia-a-dia da Biomedicina.
 

terça-feira, 18 de maio de 2010

Vestibular e FIES

.: Inscrições abertas para o Vestibular 2010/2 da ULBRA :.
 Prazo vai até o dia 25 pela internet e até o dia 27 pessoalmente. Inscrição custa R$ 50,00. Processo seletivo oferece vagas em 11 cursos e terá prova no dia 29 de maio.

A ULBRA Cachoeira do Sul está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2010/2. Estão abertas vagas em Biomedicina e mais 10 cursos. O valor da inscrição é R$ 50,00. Ela pode ser feita pela internet (www.ulbra.br/vestibular) ou pessoalmente, no campus de Cachoeira. Pela internet, as inscrições vão até o dia 25 de maio e, de forma presencial, até as 20h do dia 27. A prova será no dia 29, às 09h, no campus, com 20 questões de Português e a Redação.

VESTIBULAR ANTECIPADO BENEFICIA INTERESSADOS NO FIES

Ao antecipar o Vestibular 2010/2 para o dia 29 de maio, a ULBRA Cachoeira do Sul oferece uma grande oportunidade aos interessados em aderir ao Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Com a confirmação da matrícula em junho, o candidato já pode encaminhar a inscrição no sistema e garantir o financiamento, que teve mudanças e oferece muitas vantagens. 

Uma das maiores novidades confirmadas pelo Governo Federal é a redução da taxa de juros para novos contratos de 6,5% para 3,4% ao ano. Também foram dilatados os prazos de financiamento para até 12 anos, de acordo com o curso, com início do pagamento um ano e meio após o prazo de integralização normal deste. Os financiamentos variam agora de 50% a 100%, com parcelas fixas durante todo o período.

As vantagens também são atrativas para quem interrompeu os estudos. Egressos da ULBRA que trancaram a matrícula há menos de dois anos interesse devem solicitar o reingresso para estarem aptos a se inscrever no sistema do FIES. Aqueles que estão afastados há mais de dois anos da instituição devem realizar o Vestibular 2010/2 no fim do mês para poderem se credenciar ao financiamento.
Após estar devidamente matriculado, o acadêmico deve fazer a inscrição no FIES via internet (http://sisfiesportal.mec.gov.br). A ULBRA Cachoeira do Sul já disponibiliza orientação especial e esclarecimentos aos acadêmicos interessados. Para isso, basta se dirigir ao setor Financeiro da Central de Atendimento, no campus, ou entrar em contato pelo telefone (51) 3722 0400. Outra opção é acessar o link http://www.ulbra.br/novo-comuns/pages/fies.html ou http://www.ulbra-to.br/sites/espacoacademico/fies.html.
 

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Visita do Prefeito de Cachoeira


Nesta semana recebemos a ilustre presença do prefeito do município de Cachoeira. Após reunião com o diretor da unidade, Prof. Gerceí e os coordenadores dos cursos da saúde, onde foram debatidos temas como a maior integração das atividades do ULBRA com o município. O prefeito fez uma visita as instalações da faculdade, entre os locais visitados o LEAC do curso de Biomedicina recebeu especial atenção.


II Jantar da Biomedicina


Como era de se esperar o segundo jantar de confraternização do curso de Biomedicina deste semestre foi um sucesso! Como escolhido pela nossa enquete foi servido um delicioso strogonoff acompanhado de saladas. O jantar teve a presença marcante das turmas do último ano, sendo que a surpresa da noite foi a festa aos professores homenageados e paraninfa da turma que se forma ao final deste semestre! 
Como sempre, não faltou criatividade dos alunos que neste ano prestaram a homenagem aos professores vestindo-os com o tema do famoso seriado do Chaves! Muitas foram as atrações da noite, além do telão para exibição do jogo do Grêmio ainda teve show ao vivo do queridíssimo aluno Jonathan Cheiram. Em um clima muito animado e descontraído mais uma vez foram os alunos da Bio que fizeram a festa! Logo, logo teremos outros eventos!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Atividade na praça


Fica postada aqui uma pequena homenagem de agradecimento aos alunos  Pedro, Márycla, Carine e Natália que colaboraram em mais uma atividade do curso de Biomedicina nos eventos comunitários da cidade. Mais uma vez estivemos presente realizando atividades de aferição de pressão e glicemia com parceria da Reviclin conscientizando a população da importância destes exames no combate da insuficiência renal.