segunda-feira, 31 de maio de 2010

31 de Maio - Dia Mundial de Combate ao Tabagismo


Aproveite a comemoração do dia 31 de maio, dia mundial de combate ao fumo, para refletir sobre os fatores que o motivam a parar de fumar. Deixe de postergar a data para livrar-se do cigarro e faça deste momento o seu marco comemorativo sem ele.
É comum o fumante ficar dividido entre os fatores que o motivam a permanecer fumando e aqueles que o incentivam a deixar o cigarro. Também frequente é acreditar que serão necessários muitos anos para recuperar-se dos danos causado pelo cigarro. O que muitos fumantes não sabem é que parar de fumar traz benefícios em qualquer idade ou condição física.
Conheça alguns benefícios a curto e longo prazo depois do último cigarro
1. Duas horas após o último cigarro a frequência cardíaca e a pressão arterial retornam ao valor de base;
2. Após 2 horas sem fumar não há mais nicotina circulante no sangue;
3. Após 72 horas sem fumar há renovação das papilas gustativas queimadas pelo cigarro e já é possível sentir melhor o sabor dos alimentos;
4. Em poucos dias sem fumar já é notável a melhora do olfato, percebe-se melhor o cheiro das coisas ao redor e o ex-tabagista agora está mais perfumado também!
5. Entre 10 e 20 dias após o último cigarro é perceptível a melhora do aspecto dos cabelos e da coloração da face;
6. Após 2 a 3 semanas sem fumar é possível perceber a melhora do fôlego e da capacidade de praticar exercícios;
7. Após 3 a 4 semanas sem fumar há melhora da tosse, do pigarro e de outros sintomas respiratórios;
8. Poucas semanas sem fumar é suficiente para notar melhora na circulação nas pernas e pés;
9. Um mês sem fumar é o tempo suficiente para hipertensos notarem melhor controle da pressão arterial e menor necessidade de uso de medicação;
10. Após um ano sem fumar o risco de enfarte do coração cai pela metade.
Perceba que todos os benefícios listados acima ocorreram no prazo de 12 meses apenas, período que é contabilizado hoje em dia sem muito sacrifício. Imagine agora os demais benefícios que você adicionará após este período.
Portanto, não deixe o próximo dia 31 de maio passar em vão. Prepare-se para abandonar o cigarro já e usufrua dos benefícios imediatos que começarão a aparecer.

Fonte:
Camille Rodrigues da Silva – Médica pneumologista, sócia da Avir Saúde Educação e Tratamento do Tabagismo (www.avirsaude.com.br), colunista do Jornal do PrevFumo (Grupo de Educação e Cessação do Tabagismo da UNIFESP) e autora do livro “Apague o Cigarro de Sua Vida”.