sexta-feira, 28 de maio de 2010

Atividades Complementares

VEJA O QUE ENCONTREI SOBRE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OU ACADÊMICAS!!! MUITO INTERESSANTE!!!

 Ter participado de atividades acadêmicas faz diferença na hora da seleção?
Durante as seleções para os programas de estágio e/ou trainee, os candidatos se preocupam se a experiência profissional será avaliada. Nos processos que algumas empresas gerenciam, a experiência profissional não é considerada como pré-requisito.
Pode surgir, então, outro questionamento: e ter participado de Empresa Júnior, Atlética, Iniciação Científica, Centro Acadêmico, Monitoria faz diferença na hora da seleção? A resposta é: com certeza!
Na verdade, qualquer tipo de experiência, seja ela profissional, acadêmica ou pessoal faz diferença no momento de ser avaliado em um processo seletivo, pois é através destas experiências que podemos desenvolver habilidades importantes que são exigidas pelo mercado de trabalho ou mesmo nos conhecer frente a determinadas situações.
Como reagimos a situações de pressão por cumprimento de prazos? Ou frente a frustrações quando algo não sai exatamente do jeito que havíamos planejado?


Estes aprendizados podem ajudar durante as etapas de dinâmica de grupo quando situações semelhantes são propostas como atividade, pois, provavelmente, agiremos de acordo com nossa experiência passada/adquirida. Além disso, em entrevistas quando o candidato é questionado sobre sua história, ele poderá relatar estas experiências para exemplificar o que aprendeu ou descrever como ele age.

Outra dúvida que sempre surge é aquela em que seu colega de classe apresenta os mesmos pré-requisitos que você, sendo que ele foi aprovado após a etapa presencial e você não.Como isso pode acontecer se tenho os mesmos conhecimentos técnicos que ele?
Você pode ter freqüentado um ótimo curso de graduação, ter sido um aluno excelente, porém no que mais você se envolveu durante os quatro ou cinco anos da faculdade? Qual é seu diferencial com relação a este outro candidato que freqüentou a mesma faculdade e curso, e também teve um desempenho superior a média dos demais alunos? Qualquer atividade extra-curricular lhe rende novos conhecimentos, uma nova forma de olhar, de questionar, além de demonstrar uma busca por uma diferenciação dos demais.

 Se envolvendo nestes tipos de atividades você poderá estar exposto a algumas situações que propiciará colocar em prática algumas habilidades, como, por exemplo, a de negociação durante uma reunião do Centro Acadêmico, visão de mercado durante as atividades da Empresa Júnior, habilidade de análise durante o desenvolvimento de um projeto de Iniciação Científica ou capacidade de organização e planejamento para eventos da Atlética.
Tudo o que vivenciamos torna-se significativo se buscamos aprendizado e crescimento com estas experiências, e é este o amadurecimento que faz a diferença em nossa vida profissional e pessoal.