terça-feira, 25 de maio de 2010

Ciência e Pesquisa

 Desenvolvida nova vacina para combater o câncer.

O tratamento reduz o suprimento de sangue aos tumores e interfere com o seu crescimento.


Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, desenvolveram uma nova vacina de DNA que pode ser eficaz contra alguns tipos de câncer, incluindo câncer de mama, uma vez que restringe o fornecimento de sangue aos tumores e interfere com o seu crescimento.
Se um tumor de câncer tornar-se maior do que alguns milímetros, deve ser capaz de estimular a formação de novos vasos sanguíneos, a fim de garantir o suprimento de oxigênio e nutrientes. Drogas que impedem o crescimento de vasos sanguíneos são, portanto, uma alternativa potencial para o tratamento de tumores. 
Uma proteína conhecida como "Delta-like ligand 4 (Dll4) foi recentemente identificada como um componente importante na regulação da formação de novos vasos sanguíneos.Quando um novo vaso sangüíneo começa a crescer a partir de um já existente, a Dll4 é expressa nas células da extremidade do novo vaso. Se a expressão de Dll4 está bloqueada em um tumor, há um grande aumento na formação de novos vasos, mas não funcionais, e isso leva o tumor a crescer mais lentamente.

 
Um grupo de pesquisadores do Instituto Karolinska tem desenvolvido uma vacina de DNA contra o Dll4. Eles têm mostrado que a vacinação contra Dll4 provoca uma resposta imunológica de anticorpos para Dll4, e isso dificulta o crescimento do câncer de mama em camundongos. Os tumores de camundongos vacinados apresentaram uma rede de vasos sanguíneos não-funcionais. Constatou-se também, que a vacinação não causa quaisquer efeitos indesejáveis e não afetar a capacidade do animal para a cicatrização de feridas.
 
 
"Temos trabalhado com os tumores de câncer de mama, uma vez que expressam altos níveis de Dll4, enquanto que o tecido mamário normal não. Esperamos que seja possível a utilização desta vacina para prevenir a recorrência do câncer de mama após tratamento cirúrgico", afirma Kristian Pietras, que liderou o estudo.
O uso de vacinas de DNA é um novo método contra o câncer e doenças infecciosas. O processo envolve a injeção de um fragmento de DNA que contém o gene para a proteína contra a qual é pretendida para vacinar. As células do organismo absorvem temporariamente o DNA, e começam a produzir anticorpos inibitórios da proteína Dll4, impedindo o desenvolvimento de novos vasos e a expansão do tumor.

Artigo publicado na revista Nature