Biomedicina ULBRA - Cachoeira do Sul


O curso de Biomedicina da ULBRA de Cachoeira do Sul teve início no ano de 2003, sendo assim o segundo a ser implantado no Rio Grande do Sul. Toda essa experiência adquirida ao longo dos anos tornou o curso líder na formação de profissionais empreendedores e altamente capacitados ao mercado de trabalho. Como parte da vanguarda da biomedicina do estado o curso já conta com sete turmas formadas desbravando o mercado de trabalho e expandindo e levando o nome da Biomedicina em todas as regiões.


 Desde 2006 a Biomedicina de Cachoeira do Sul conta com uma importante  e diferencial ferramenta de ensino: o Laboratório Escola de Análises Clínicas (LEAC). Atendendo diariamente a pacientes dos postos de saúde familiar (PSF) do município o LEAC conta com uma excelente estrutura apta para realizar mais de 80 testes/exames laboratoriais, auxiliados por aparelhos automatizados de Bioquímica e Hematologia. Todos os acadêmicos realizam o estágio supervisionado no LEAC sob supervisão direta de professores com experiência comprovada na rotina laboratorial.


 No ano de 2009 a ULBRA reformulou sua grade curricular afim de estar mais atualizado com o mercado de trabalho, as necessidade dos alunos e com a legislação vigente da Biomedicina nacional e com isso passou a ofertar mais horas de estágio supervisionado (1020 horas/aula), recorde e diferencial em relação aos demais cursos no estado.

 Além disso está em processo de implantação o Laboratório de Genética e Biologia Molecular (LabGenMol), outra importante ferramenta no ensino acadêmico de Biomedicina. Nele serão desenvolvidas metodologias de diagnóstico Laboratorial e pesquisa em Ciências Humanas. Afim de deixar o aluno atualizado com os avanços do meio científico. Com isso, os alunos de Biomedicina da ULBRA de Cachoeira do Sul ao se formarem, estarão aptos nas habilitações de Análises Clínicas (Patologia Clínica) e Biologia Molecular, sendo assim um diferencial para a sua inserção no mercado de trabalho e nas pesquisas científicas (Pós-graduações).