sexta-feira, 3 de junho de 2011

Chimarrão pode reduzir taxa de colesterol e de triglicerídeos


Uma pesquisa realizada no Centro Universitário Feevale, de Novo Hamburgo, demonstrou que o mate, além de estimulante, faz bem ao coração. O trabalho desenvolvido pela biomédica Rejane Giacomelli Tavares mostra que 100g/dia de erva-mate pode causar a redução de 29% nos níveis do colesterol e de 62% nos triglicerídios. A pesquisa foi realizada em ratos cobaias, tratados com um extrato semelhante ao chimarrão, no qual tiveram os indicadores reduzidos.
A análise foi feita em ratos de laboratório. Durante um período de 30 dias, uma parte das cobaias consumiu uma dieta rica em gordura, açúcar e carboidrato, na base do chocolate, amendoim, bolacha e leite integral, misturada na ração padrão deles, enquanto um segundo grupo seguia sua alimentação normal.
Passados os 30 dias, os animais começaram a receber um extrato, via oral, semelhante ao chimarrão dos gaúchos, com erva-mate e água a uma temperatura de 70°C a 75°C. Os animais foram tratados com extrato por 18 dias e em seguida tiveram as taxas de colesterol e triglicerídios medidas. Quando chegou o resultado, os pesquisadores fizeram a constatação: os indicadores haviam diminuído.
Gaucho chimarrao1 Chimarrão pode reduzir taxa de colesterol e de triglicerídeos
Foi constatado que 100g/dia de erva-mate pode causar a redução de 29% nos níveis do colesterol e de 62% nos triglicerídios