terça-feira, 8 de junho de 2010

Mercado em Expansão

Setor laboratorial no Brasil mantém ritmo de crescimento


Pesquisas recentes feitas pelo Ministério da Saúde mostram que o setor de saúde mobiliza R$ 70 bilhões de reais por ano, representando 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega direta e indiretamente 2 milhões de profissionais. Já a área laboratorial, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são 17 mil laboratórios no País, responsável por movimentar cerca de R$ 7 bilhões ao ano e criar 300 mil empregos diretos e indiretos, sendo que 150 mil são de profissionais com título de graduação.

 Segundo a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), o setor laboratorial vai manter o crescimento dos anos anteriores, que é de 5% ao ano. Ou seja, entre os laboratórios de pequeno, médio e grande porte, a SBAC acredita que atualmente seja realizado cerca de 11 milhões de exames mensalmente, sendo que 70% dos laboratórios concentram-se nas regiões Sul e Sudeste. Outro dado é que os exames mais realizados são: Hemograma, Dosagem de Glicose, TSH Tireóide e exames parasitológicos.

“O crescimento no setor laboratorial comprova a eficiência dos profissionais e dos laboratórios e acima de tudo, indica que os cidadãos brasileiros têm preocupação com a saúde e o bem estar. E o objetivo do Congresso é valorizar e capacitar os profissionais dessa área mostrando o quanto é importante a realização de exames e diagnósticos para que, uma vez identificada uma doença, o tratamento possa ser o feito o quanto antes possível”, afirma o Presidente da SBAC, Ulisses Tuma.
Fonte: SBAC