quarta-feira, 9 de junho de 2010

Estudo demonstra que o cérebro controla os níveis de colesterol LDL


Os níveis de lipoproteína de baixa densidade, o denominado colesterol mau, podem estar controlados de forma direta por sinais transmitidos do cérebro ao fígado, afirma um recente estudo. Publicado na revista Nature Neuroscience, desbanca a anterior teoria baseada nas quantidades dessa substância no fluído sanguíneo, reguladas pelos alimentos ingeridos e sua produção no fígado.

A responsável por controlar o nível de colesterol no sangue é um hormônio da fome no cérebro, chamada grelina, afirmam os pesquisadores da Universidade estadunidense de Cincinnati, um dos autores do ensaio. Encarregada de inibir o MC4R, um receptor no hipotálamo, o hormônio é importante para o controle do consumo de alimentos e da despesa de energia calórica, explicou o cientista.

 Durante muito tempo pensou-se que essa substância lipídica estava regulada pela absorção de alimentos ou a síntese e secreção que leva a cabo o fígado, explicou Matthias Tschop, quem dirigiu a investigação. Nosso estudo mostra pela primeira vez que o colesterol também está submetido a "controles a distância" de circuitos neuronais específicos no sistema nervoso central, acrescenta. 

Em suas provas com ratos, os pesquisadores descobriram que um aumento nos níveis da grelina provocava que os animais desenvolvessem altos níveis de colesterol no sangue. Isto se deve a uma redução na absorção de lípidos no fígado, explicam os cientistas. Seu achado, poderia conduzir ao desenvolvimento de novos remédios dirigidos a este hormônio para controlar os níveis de colesterol, destacam. 

 Fonte: Prensa Latina