segunda-feira, 22 de agosto de 2011

NOVO COLESTEROL "NA PRAÇA": o "SUPER-MAU"!



Cientistas da Universidade de Warwick descobriram por que uma forma recém-descoberta de colesterol parece ser "super-má", conduzindo a um risco aumentado de doença cardíaca. A descoberta pode levar a novos tratamentos para prevenir doenças cardíacas particularmente em pessoas com diabetes tipo 2 e os idosos.
A pesquisa, financiada pelo British Heart Foundation (BHF), descobriu que o "super-mau" colesterol, chamado MGmin-lipoproteína de baixa densidade (LDL), que é mais comum em pessoas com diabetes tipo 2 e os idosos, parece ser mais pegajoso do que o LDL normal e isto torna mais fácil a sua  fixação às paredes das artérias. Quando o LDL se fixa nas paredes das artérias, ajuda a formar as perigosas placas de gordura que causam a doença arterial coronariana (DAC).
DAC é a condição por trás dos ataques do coração, reivindicando 88 mil vidas no Reino Unido a cada ano.
Os pesquisadores fizeram a descoberta depois da criação da lipo-proteína humana MGmin-LDL em laboratório e, em seguida, estudaram as suas características e interações com outras moléculas importantes no corpo.
Eles descobriram que a MGmin-LDL é criada pela adição de grupos de açúcar ao "normal" LDL - um processo chamado glicação - formando LDL menores e mais densas. Mudando sua forma, os grupos de açúcar expoem novas regiões na superfície da LDL e estas regiões expostas são mais propensas a grudar nas paredes das artérias, ajudando a construir placas de gordura. As placas de gordura crescem nas artérias estreitas, reduzem o fluxo de sangue e podem, eventualmente, se soltar, provocando um coágulo sanguíneo que provoca um ataque cardíaco ou derrame.
A descoberta pode também explicar por que a metformina, uma droga amplamente prescrita para o diabetes tipo 2, parece levar a um risco reduzido de doenças cardíacas. Metformina é conhecida por levar a níveis mais baixos de açúcar no sangue, e esta nova pesquisa mostra que pode reduzir o risco de DAC, bloqueando a transformação de LDL normal no mais "pegajoso" MGmin-LDL.
Dra. Naila Rabbani, Professora Associada de Biologia Experimental da Escola Médica de Warwick , que liderou o estudo, disse: "Estamos animados para ver a nossa investigação conduzir a uma maior compreensão deste tipo de colesterol, o que parece contribuir para a doença cardíaca em diabéticos e idosos. Diabetes tipo 2 é um grande problema - dos 2,6 milhões de diabéticos no Reino Unido, cerca de 90 por cento têm o tipo 2. Também é particularmente comum em grupos de baixa renda e comunidades sul-asiáticas. 
"O próximo desafio é combater esse tipo mais perigoso de colesterol com os tratamentos que podem ajudar a neutralizar seus efeitos nocivos sobre as artérias dos pacientes."
Dr. Shannon Amoils, Assessor de Pesquisa na BHF, que financiou o estudo, disse:
"Sabemos há muito tempo que as pessoas com diabetes correm um maior risco de ataque cardíaco e derrame. Ainda há mais trabalho a ser feito para desvendar por que isto acontece, mas este estudo é um passo importante na direção certa. "Este estudo mostra como a composição e a forma de um tipo de colesterol LDL encontrado em diabéticos pode torná-lo mais nocivo do que outros tipos de LDL. Os resultados fornecem uma explicação possível para o aumento do risco de doença cardíaca coronária em pessoas com diabetes. Compreender exatamente como o LDL "super-mau" causa danos às artérias é crucial, assim como esse conhecimento pode ajudar a desenvolver novos tratamentos anti-colesterol para os pacientes."
A pesquisa foi publicada na revista Diabetes.
Para mais informações: Kate Cox, Gerente de Comunicações, Escola de Medicina de Warwick em +44 (0) 2476 574522 ou +44 (0) 7920 531221 ou kate.cox @ warwick.ac.uk Para entrar em contato Dr chamada Rabbani: +44 (0 ) 7880 850730 ou e-mail: N. Rabbani @ warwick.ac.uk
ou a assessoria de imprensa BHF em 020 7554 0164 ou 07764 290 381 (de horas) ou e-mail newsdesk@bhf.org.uk