quarta-feira, 13 de julho de 2011

Biotecnologia... uma das mais promissoras áreas da Biomedicina

Pesquisadores isolam genes de alga responsáveis por formar petróleo
Eles modificaram uma levedura para que ela também produzisse óleo.
Estudo pode ser importante para produção de biocombustível.
Imagem de microscópio mostra como a alga
Botryococcus braunii libera óleo. (Foto: Divulgação)

Um time de cientistas dos EUA, Japão e Reino Unido publicou na revista “PNAS” um artigo em que mostra como foi recriado, por meio de engenharia genética, o processo bioquímico para a formação de hidrocarbonetos – petróleo e xisto betuminoso – dentro de uma levedura.

O trabalho partiu do estudo da alga Botryococcus braunii, que é, de acordo com os autores do estudo, a única da qual se comprovou, por enquanto, que é uma das formadoras do petróleo e do xisto, mais de 500 milhões de anos atrás. Essa espécie de alga ainda existe viva e é muito estudada como produtora de biodiesel. O problema é que seu crescimento é lento, o que dificulta seu uso comercial.

Os autores do estudo da “PNAS” isolaram os genes que produzem os hidrocarbonetos na alga e modificaram uma levedura geneticamente para que ela fizesse o mesmo processo. A pesquisa pode servir de base para a produção de biocombustível no futuro.
 
Nota do blogueiro: Ficou curioso? Quer saber mais? Acesse o site do periódico e leia o artigo na íntegra (http://www.pnas.org/). Isso já não é nem o futuro da ciência, é ela já sendo feita!

Fonte: Do Globo Natureza, em São Paulo