domingo, 10 de abril de 2011

Você sabe o que avalia o exame de Ácido Vanil Mandélico?

Panorama:
Determina os níveis séricos do ácido vanil mandélico (AVM) - um ácido fenólico - por meio da espectrofotofluorometria; ajuda a detectar feocromocitoma e avaliar a função da medula supra-renal.
O AVM, subproduto da conversão hepática da epinefrina e da norepinefrina, é o metabólito das catecolaminas mais prevalente na urina em condições normais; os níveis urinários do AVM refletem a produção endógena dessas catecolaminas mais importantes.
O exame deve ser realizado em urina de 24 horas (não em uma amostra de urina aleatória) para anular os efeitos das variações diurnas da secreção de catecolaminas.
Outros metabólitos das catecolaminas - metanefrina, normetanefrina e ácido homovanílico (AHV) - podem ser determinado na mesma amostra.
Se a doença investigada for a hipertensão, a coleta da urina pode ser mais útil durante um episódio hipertensivo.

Indicações:
Ajudar a detectar feocromocitoma, neuroblastoma e ganglioneuroma.
Avaliar a função da medula supra-renal.
Informações ao paciente:
Explique ao paciente que a dosagem do AVM na urina avalia a secreção hormonal.
Informe ao paciente que a urina deverá ser coletada durante 24 horas, com descarte da primeira amostra e conservação da última. Use um frasco que contenha conservante para manter o pH da amostra em 3,0. A  amostra deverá ser mantida na geladeira.
Informe-se sobre os fármacos que o paciente está utilizando, pois alguns podem interferir no exame.
Instrua o paciente para não ingerir alimentos e bebidas que contenham ácido fenólico: café, chá, bananas, frutas cítricas, chocolate, baunilha, e bebidas gaseificadas, durante os três dias antes do exame.
Aconselhe o paciente a evitar situações de estresse e atividade de física excessiva durante o período de coleta da urina.

Interpretação:
Resultado normal:
1,4 a 6,5 mg/24 horas (SI: 7 a 33 µmol/dia)

Resultados anormais:
Níveis elevados podem ser causados por tumores secretores de catecolaminas. Para estabelecer o diagnóstico definitivo pode ser necessário realizar outros exames, como a determinação dos níveis urinários de AHV para excluir feocromocitoma.

Fatores interferentes:
Exercício escessivo ou estresse emocional (aumento dos níveis)
Falta de adesão às restrições, impossibilidade de armazenar adequadamente a urina durante o período de coleta.
Epinefrina (adrenalina), norepinefrina, carbonato de lítio e metocarbamol (aumento dos níveis); clorpromazina, guanetidina, reserpina, inibidores da monoamina oxidase e clonidina (redução dos níveis); levodopa e salicilatos (aumento ou redução dos níveis).