quinta-feira, 17 de março de 2011

Crise no Japão - Entenda o efeito da radiação no corpo humano


          Como todos sabem, o Japão foi atingido neste último dia 11 por um dos maiores e mais fortes tremores de terra já registrado, seguido de uma Tsunami que devastou diversas áreas desse país. Além de muita destruição, pessoas mortas e desabrigadas, o Japão e todo o mundo vivem atualmente um medo constante de uma tragédia nuclear resultante dos danos causados nas Usinas Nucleares do país. É um medo profundo, que perturba os entendidos no assunto e assombra a população em geral.




       Catástrofes Nucleares semelhantes são muito lembradas nessas horas, em que todos temem as consequências de uma energia tão forte e tão perigosa. O material radioativo já causou muitos estragos, como as duas bombas atômicas lançadas também no Japão no fim da Segunda Guerra Mundial, ou ainda o Acidente de Chernobil, na Ucrânia (atualmente o pior da história). Mas, você sabe quais os efeitos que a radiação causa no organismo humano?
      A exposição à radiação causa duas consequências para o organismo humano. A primeira delas é resultante do calor emitido pela radiação, que é muitas vezes superior ao da exposição prolongada ao sol. Pessoas expostas diretamente a altas doses da radiação (como em uma explosão atômica), tem sua pele toda queimada, pois as células não resistem à tamanho calor. Um exemplo são as pessoas mortas instantâneamente nas explosões de Hiroshima e Nagazaki.
      Outra, e talvez mais preocupante consequência está na ionização das células do organismo. Quimicamente falando, é necessário saber que as partículas de radiação se movimentam muito rápido (tem muita energia cinética), e ao atingirem as moléculas das nossas células, causam um processo de ionização e enfraquecimento das ligações entre as moléculas. Isso resulta em divisão das células em células defeituosas e incompletas, que se reproduzem normalmente repassando às células filhas o material genético defeituoso e incompleto.
      Agora, falando em termos biológicos, estas células quando reproduzidas podem ocasionar em diversos tipos cânceres, sendo um dos mais comuns o da tireóide. Ainda, em caso de gravidez durante ou após a exposição à radiação, pode ocorrer desde aborto espontâneo até más formações na criança e defeitos genéticos graves.
      Uma população exposta aos efeitos da radiação tem suas consequências ao longo de toda a vida, e através das gerações. Sem falar que uma área que sofre um grande acidente nuclear (como Chernobil, por exemplo), pode ficar inabitável por muitas e muitas décadas. A energia nuclear é realmente muito poderosa e muito perigosa. Muitos dos aparelhos médicos utilizam materiais radioativos, principalmente no diagnóstico por imagem e no tratamento do câncer. Mas, não há meios de utilizá-la sem riscos à saúde ou ao meio ambiente. Será essa uma conseguência que teremos que acatar para usufruir das diversas tecnologias que temos atualmente? Espero que encontremos alternativas mais seguras.