quarta-feira, 21 de julho de 2010

Abertura das Monitorias Voluntárias

Queridos alunos da Biomedicina!

Está aberto o Edital das monitorias voluntárias das disciplinas deste semestre. As inscrições são feitas comigo mesmo, basta me encaminhar o lattes por email (obs.: quem tiver dificuldade nisto eu posso ajudar). 
Nesta semestre temos uma novidade: todas as disciplinas ofertarão monitorias, inclusive as disciplinas que tem pouca ou nenhuma atividade prática. Essa iniciativa busca principalmente proporcionar aos alunos que cursam as disciplinas um apoio aos conteúdos abordados em sala de aula; apoio aos professores na elaboração de aulas e atividades inerentes as disciplinas; e servir como mecanismo de enriquecimento de currículo, experiência acadêmica e contar como atividade complementar. 

A todos que tem interesse em se inscrever não percam tempo! Aproveitem também para conversar com os seus professores sobre seus interesses. Dado ao aumento da oferta de vagas e monitorias é permitido, apartir de agora, ao aluno ser monitor em duas disciplinas. 
Espero contar com o interesse e apoio de todos por mais esta iniciativa! 
Um grande abraço! 


Vamos votar no Blog da BiomedicinaRS


Apartir de hoje o blog BIOMEDICINA RS está participando de uma votação do Prêmio TOPBLOG 2010, campanha esta muito bacana que promove a sustentabilidade, assunto este tão em modo e muito importante pro nosso futuro! Acho muito importante criar esta consciência, só assim não repetiremos os erros do passado e conseguiremos dar aos nossos filhos uma vida de qualidade, e acima de tudo, saudável!

Vote no Link do lado esquerdo!

Portanto participe e vote, tem até prêmios para quem votar, portanto colaborem! Grande abraço a todos!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Dia do Amigo


BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.

Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.

Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.

Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.

Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.

Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,

Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Machado de Assis


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Biomedicina no Jornal do Povo II

Olá a todos!
A Biomedicina está mais uma vez na mídia. Esta semana os cursos da saúde da ULBRA apresentaram a proposta de prestação de serviços ao Conselho Municipal de Saúde. A proposta busca ampliar os serviços de atendimento à comunidade. Somente para o curso da Biomedicina, se o convênio entrar em vigor, serão atendidos aproximadamente, 25 pacientes/dia, 550 pacientes/mês, algo em torno de 3.300 exames/mês. Todos prestados pelo LEAC da Biomedicina!


terça-feira, 13 de julho de 2010

Células Tronco

 Tudo o que você sempre quis saber sobre tratamentos com células-tronco


   É fácil de encontrar algum conhecido que tenha esperança no potencial extraordinário dos tratamentos terapêuticos com células-tronco. O assunto é controverso mesmo no meio médico. Cientistas também não escapam da confusão, afinal são diversos tipos de células-tronco com diferentes aplicações. Simplesmente não dá pra saber tudo o que está acontecendo. Nessa situação, a sociedade sai perdendo, pois não tem acesso a informações atualizadas, não sabe quais os tratamentos disponíveis. Pior, fica sem saber se pode ou não confiar em tal clínica, quanto custa o tratamento ou se é realmente seguro e eficaz.
   Células-tronco estão na mídia o tempo todo, mas a informação que chega até o paciente é pulverizada. Foi com a intenção de centralizar essas informações e facilitar a transmissão dos dados sobre tratamentos disponíveis a pacientes e profissionais de saúde que a Sociedade Internacional de Pesquisa com Células-Tronco (ISSCR, na sigla em inglês) lançou recentemente um portal de acesso para a comunicação dos avanços em células-tronco na área clínica:
   O ISSCR é uma sociedade internacional sem fins lucrativos cujo objetivo é a divulgação dos avanços na área de células-tronco. Participo da sociedade desde sua criação, em 2002, e sempre admirei a forma como é liderada, com uma mistura balanceada de cientistas, pacientes e clínicos. O lançamento desse portal ressalta a preocupação da ISSCR com a transmissão da informação ao público, de forma transparente e sem preconceito.
   O portal é bem organizado, de fácil navegação e com linguagem leiga, acessível. A grande desvantagem para o público brasileiro é que a página não tem tradução para o português. Por outro lado, as vantagens são muitas. Além de listar diversas informações úteis e vídeos de cientistas discutindo terapias, oferecidos através de um sistema de busca simples, o portal é interativo e permite a avaliação independente de clínicas em qualquer lugar do globo que ofereçam tratamentos com células-tronco.
   O paciente que considera um tratamento é auxiliado na avaliação do método e da clínica que o oferece. Uma série de questões são sugeridas para o paciente perguntar ao médico sobre o procedimento. Talvez mais importante seja a ferramenta que permite recomendar uma clínica para uma revisão científica e médica rigorosa feita pela ISSCR. O órgão vai avaliar a base cientifica, o procedimento clínico, as condições, os profissionais e a eficácia do tratamento, confirmando ou não se existe fraude envolvida.
   O protocolo de avaliação levará alguns meses e será padrão. O comitê é formado por membros internacionais, evitando qualquer tipo de preconceito contra o tratamento oferecido. A ISSCR preferiu seguir esse procedimento ao invés de apenas listar as clínicas que considera de baixa qualidade, o que poderia ser algo certamente tendencioso. O racional da avaliação e o protocolo a ser utilizado foi publicado recentemente por um grupo multidisciplinar (Taylor e colegas, Cell Stem Cell 2010). A ideia é evitar que as clínicas se aproveitem do desespero do paciente, cobrando por um tratamento não provado ou ainda experimental. Todos os resultados serão publicados online. Acredito que, com o tempo, as próprias clínicas (pelo menos as mais sérias) vão fazer questão de ser validadas pela ISSCR, ganhando um selo de confiança e atraindo mais clientes.
   Achei a idéia da avaliação internacional fantástica, pois permite que clínicas fora dos EUA ou Europa, que não sofrem com a lentidão dos padrões altamente rigorosos dos órgãos de saúde (o FDA americano e EMA europeu), de conseguir atrair atenção mundial com tratamentos efetivos, mas que sofriam preconceitos. Isso deve fortalecer a imagem da pesquisa clínica desses países, levando a publicações em revistas de alto impacto, por exemplo. A meu ver, ótima oportunidade para o Brasil.
   Outra parte sensacional desse portal é dedicada ao processo de geração do conhecimento científico que leva a um protocolo clínico. Nessa seção, intitulada de “How science becomes medicine”, está descrito em detalhes e com linguagem clara quais são os passos que a ciência tem que seguir para descobrir e confirmar a eficácia de um tratamento.
   As células-tronco exercem hoje um papel único na história da medicina. Pacientes desesperados pela cura, depositam todas as esperanças em tratamentos derivados das pesquisas com células-tronco. A dura realidade é que, salvo algumas doenças sanguíneas, as células-tronco não “curaram” nada até agora. O sonho da cura não pode ameaçar a qualidade da ciência. As direções a seguir no futuro só devem ser decididas pelos resultados gerados nos laboratórios e não por sonhos. A ciência é a única atividade humana que poderá transformar esperanças em realidade.

Todos os créditos ao blogger Alysson Muotri: http://colunas.g1.com.br/espiral/

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Apresentação dos TCC's e Projetos da Biomedicina

Encerram hoje as atividades deste semestre em relação aos Estágios Supervisionados da Biomedicina. A última etapa, foi a apresentação dos TCC's e Projetos de TCC's dos alunos do último e penúltimo semestres. As atividades, que ocorreram nesta quarta, quinta e sexta-feira transcorreram muito bem e com apresentações muito boas. Parabéns aos formandos por essa etapa concluída com muito êxito e qualidade e parabéns aos que entram para seu último semestre pelos projetos muito bem elaborados e, acima de tudo, de relevância prática para a Biomedicina e para a comunidade.


Palestras de Biotecnologia e Microbiologia em Saúde Pública

Olá a todos que freqüentam o blog!
Demorei pra postar porque estas duas últimas semanas foi muito corrido e cheio de atividades na coordenação.
Quinta-feira da semana passada e ontem tivemos a grata satisfação de assistir duas excelentes apresentações de trabalhos de pesquisa nas áreas biomédicas.

No dia 01/07 contamos com a presença do Biomédico Alex Issamu Kanno, prata da casa, formado na primeira turma de Biomedicina de Cachoeira que atualmente realiza o seu trabalho de Doutorado em SP no Instituto Butantan. A palestra, que foi gratuita aos alunos, abordou o tema "Desenvolvimento de vacinas recombinantes". Agradeço a presença de todos os alunos que lotaram a sala de reuniões para assistir a palestra e ouvir as experiências e conselhos dados pelo biomédico Alex.

Ontem, dia 8 de julho, tivemos a ilustre presença  do prof. Jesus Jaime Escareño, responsável do Departamento de Microbiologia da Faculdade de Veterinária e Zootecnia da Universidade Autônoma de Novo Leon, México. O convidado internacional apresentou os trabalhos que tem sido desenvolvidos pela sua equipe nas mais diferentes áreas envolvendo biotecnologia. Contamos com um excelente público de alunos que assistiram muita atentamente a palestra gratuita com título "Microorganismos de importância veterinária em Saúde Pública".